Esta página é voltada aos patrocinadores dos projetos sociais, junto à APRISCO e EFA de Virgem da Lapa – MG, visando a transparência e prestação de contas.
Links para acesso rápido:
- Google Drive APRISCO
- Fluxo de Caixa
- Grade Horária (Planejado e Realizado)
- Prestação de Contas Nataélio (Perfil Comentar)
- Prestação de Contas Pablo (Perfil Comentar)
- Inventário Equipamentos (Tabletes, Computadores, Roteadores, Projetores, TVs, etc.)
Resumo dos diferentes projetos desenvolvidos
Apoiando uma equipe de 7 colaboradores, da ONG APRISCO, em Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha. Sendo 3 jovens técnicos agrícolas, 1 suporte de TI, 2 educadoras e 1 auxiliadora no Abrigo de Idosos da cidade.
- Pomar do Pedro: Orientação e suporte a 53 pomares em famílias de comunidades, para consumo e geração de renda (feira);
- Manutenção e incentivo a hortas nas oito escolas rurais (multisseriais), hortas comunitárias, para consumo das crianças cuidados pela APRISCO, alunos/famílias e distribuição a necessitados;
- Galinheiro do Rafa: Aviário (ovos e reprodução), com “doação” de pintinhos e retorno para mais doações. Integrado com a horta.
- Piloto de piscicultura (tilápias)
- Recuperação de nascentes;
- Reflorestamento e Agrofloresta;
- Agroponia
- Viveiro de mudas
- Apoio às EFAs – Escolas Família Agrícola em Virgem da Lapa e Araçuaí
- Promoção das Caixas do Saber para as crianças da comunidade (Lendo e Ajudando)
- Projeto Conta Pra Mim (em smartphone)
- Promoção de cidadania com grupo de jovens.
- Expansão dessas iniciativas para cidades próximas.
Carta aos integrantes da Turma 74 (ITA)
Rio de Janeiro, maio de 2023
Caros colegas e amigos da T74,
No período de pouco mais de uma semana sofremos perdas irreparáveis com o desaparecimento de Paulo Murilo e Jorge.
Por dias nos deparamos com mensagens e testemunhos, alguns inclusive de pessoas de fora do grupo, recordando e enaltecendo as atuações, contribuições e legados que ambos deixam à sociedade, em campos distintos é bem verdade, mas não menos importantes.
No caso do Jorge em particular, tivemos a oportunidade de acompanhar mais de perto o trabalho social ao qual vinha se dedicando há aproximadamente 15 anos, ao término de uma bem sucedida trajetória como dirigente de empresas de relevo, sempre com o entusiasmo, empenho e a competência que lhe eram característicos.
Em tempos mais recentes seu trabalho havia se concentrado em comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha, região pobre em recursos localizada entre os estados de Minas Gerais e Bahia, mais particularmente na cidade de Virgem da Lapa, que ele veio a conhecer guiado pelas mãos do Sidney, colega nosso também desaparecido prematuramente e que pode ser considerado predecessor e inspirador nesse tipo de atenção – e ação – para muitos de nós da T74.
A ação social do Jorge se exercia principalmente através da Educação – cujo poder transformador da sociedade é reconhecido universalmente – mas também pelo fomento a pequenos projetos voltados à agricultura e pecuária de subsistência.
Através de trabalho paciente e persistente de acompanhamento e “coaching”, cada um destes projetos terminava por constituir experimento e fonte de aprendizado acerca de novas tecnologias e boas práticas de planejamento, trabalho em equipe, gestão financeira e empreendedorismo. Mas também, e muito importante, em oportunidades de surgimento e crescimento de novas e promissoras lideranças.
No médio e longo prazo o objetivo era transformar estas pequenas comunidades, propiciando aos seus habitantes não só acesso ao conhecimento mas, por meio de experiências práticas, desenvolvendo competências e fortalecendo a auto confiança e a
segurança tão necessárias a quem ousa sonhar e perseguir novos patamares de qualidade de vida, para si e para aqueles que o cercam.
Testemunhas e contribuintes em menor escala das ações do Jorge e conscientes que somos da dimensão e alcance de seu trabalho, estamos convencidos e empenhados para que o seu legado não definhe e venha a desaparecer com sua ausência: ao contrário, cresça, consolide-se e perpetue-se, até como justa homenagem e reconhecimento ao belo exemplo que nos foi legado pelo seu criador.
Como parte deste esforço – de aprofundamento e entendimento do trabalho efetuado pelo Jorge – constatamos nestes poucos dias que se seguiram à sua partida inesperada que mais do que energia, tempo e engenhosidade, Jorge também era responsável pelo amparo financeiro a pessoas chave na condução de atividades, tanto de retaguarda, no Rio de Janeiro, onde uma pequena equipe de TI o apoiava na montagem de uma estrutura de programas educacionais que abrange todas as etapas dos Ensinos Fundamental e Médio, por ele batizada de Caixas do Saber, como também de “pontas de lança” em Virgem da Lapa, habitantes locais responsáveis por dar vida, cor e luz própria às suas muitas iniciativas.
Diante do cenário apenas descrito mas também sensibilizados pelas muitas mensagens compartilhadas no grupo de nossa turma no WhatsApp, expressando reconhecimento e valorizando o trabalho realizado pelo Jorge, é que nos dirigimos aos demais integrantes da Turma 74, convidando-os a contribuírem neste esforço de preservação do trabalho por ele desenvolvido.
Contribuições à continuidade da ação do social levada a cabo pelo Jorge, como por nós visualizadas, poderiam ser em montante estipulado por cada interessado – segundo critérios e possibilidades próprios – e como tal seriam sempre e muito valorizadas. Idealmente se dariam por meio de dotações mensais, de forma continua, de forma que, somadas, pudessem assegurar previsibilidade e continuidade no fluxo de pagamentos aos integrantes da equipe de apoio operacional acima descrita.
Para tanto, listadas a seguir estão as referências de conta em nome da Aprisco – Associação de Promoção Infantil Social e Comunitária, para onde devem ser encaminhadas doações de interessados, via TED, DOC ou PIX.
Nome: Associação de Promoção Infantil Social e Comunitária
Desnecessário salientar, reportes periódicos seriam compartilhados no grupo, dando conta de valores auferidos e de sua utilização, assim como de projetos, metas e resultados em conexão direta ou indireta, com a soma de apoios concedidos.
Na expectativa de acolhida e reação favorável por parte dos colegas da T74 quanto ao exposto em parágrafos acima, enviamos-lhes nosso fraternal abraço.
Antonio Carlos Pasquati
Carlos Roberto Teixeira Netto
Eurípedes Alves de Oliveira
Flávio Celso Bartmann
Flávio Freitas Faria
Geraldo Vieira Fernandes Jr.
Horacio Aragonés Forjaz
Jairo Martins da Silva
José Olavo Amaral Silveira
José David Vilela Uba
Marco Aurelio Cardoso
Nizam Omar
Olindo Masuda
Renato Gonçalves Dias