Disponibilizamos um Bot para facilitar os eleitores no desafio de melhoria do cenário político brasileiro.
Perguntas a respeito de redes de confiança, de voto distrital, da oportunidade de se eleger bem, de como funciona o VoteNet, etc. podem ser feitas a ele, no link:
https://poe.com/Bot_Democracia.Ja
Temos tudo para ter a melhor democracia do mundo:
- Recursos financeiros bilionários, tanto do Fundo Partidário, como do Fundo Eleitoral;
- Partidos para todos os gostos, acima de três dezenas para escolher, muito acima da média dos países desenvolvidos:
- Parlamentares entre os mais bem pagos gastos do mundo, considerando todo o “pacote de remuneração”;
- Uma equipe de apoio ao Congresso de fazer inveja a qualquer um, além de acessos a parte do orçamento da União, via emendas parlamentares, também bilionárias.
Só nos falta praticar a democracia.
A maioria critica o processo de eleições proporcionais, válida para deputados e vereadores, mas tem sua lógica. É preciso entender para que consigamos eleger quem nos represente, de fato. Esperar por uma Reforma Eleitoral vindo desta classe dominante é esperar em vão. Isto é o que temos e não mudará tão cedo, pois os que dominam o cenário político sabem como fazer para se reelegerem indefinidamente.
A maioria não elege. Escolhe seu candidato, vota e não sabe porquê não consegue eleger. Os votos desses servem para garantir as cadeiras para outros mais bem votados daqueles partidos. Não é à toa que a maioria dos eleitores não se sentem representados.
Ao final, temos uma democracia não representativa. A quantidade de candidatos, oferecida nas urnas, causam uma dispersão de votos que só favorecem aos que já entenderam o processo proporcional.
O país poderia mudar radicalmente, em uma eleição, se pelo menos uma pequena parcela de eleitores entendesse como eleger melhores representantes, nossos mandatárias. Vale deixar claro que mandatário não é quem manda, mas que tem um mandato dado pelo eleitor.