Há muito mais dos que estão aqui…
Este trabalho só se viabilizou e seguirá adiante com a cooperação de cada eleitor. A medida do possível vamos incluindo aqui e já pedindo desculpas por nossa omissão, que sabemos que ocorrerá. É só avisar.
Fundadores VoteNet: O VoteNet só começou quando 10 eleitores entenderam e aceitaram este desafio, de forma cooperativa. Esses são os 10 fundadores:
Antonio Carlos Gomes,
Betto Teixeira,
Duperron Ribeiro,
João Tronkos,
José Matinha (em Memória),
Leonardo Pasqual,
Leonardo Yamamoto,
René Milazzo,
Segisfredo Wanderley,
Susana Moreira.
Débora Fahur: Em uma reunião do Conselho Diretor da Visão Mundial, Débora relatou da importância do trabalho em rede, que transcende as formas formalizadas existentes e que vão tomando sua própria forma, através da interações entre os participantes. Não precisam ter um escritório, um head-office, nem CNPJ, etc.
Luciano Lampi: Identificou que a ideia básica da expansão da rede de eleitores e de potenciais candidatos tinha como pilar a CONFIANÇA. Reforçou a importância disto, recomendando o livro “The Speed of Trust”.
Jorge Fortes: Apesar de toda sua formação e experiência profissional, o Jorge se reconheceu incompetente para avaliar candidatos. Se ele o fosse, mesmo, quem teria esta competência? A saída para isto não foi concentrar em um comitê, mas se promover um processo mais democrático possível, de acordo com o grau de conhecimento que se tem do avaliado.
Segisfredo Wanderley: Amigo desde 1975, que com seu relato da experiência de fazer algo no cenário político, pensou em candidatar-se a vereador. Metade de seus amigos foram contra. Política não era lugar para pessoa como ele. Outra metade apoiou dizendo que precisavam de gente como ele na política. Decidiu seguir adiante. Não foi eleito e os amigos que o apoiaram ficaram muito bravos com ele, porque votaram nele e os votos dados serviram para eleger outro, que não votariam de jeito nenhum. Apesar de tudo isto, animou-me a seguir com a ideia desta rede de eleitores.
Susana Moreira: A Susana foi uma valiosa aquisição e veio a cobrir a importante área de Comunicação, desde sua início na escolha da logomarca, banners, vídeos, etc. Contribuições feitas de forma voluntária.
Jorge Colnaghi: O Colnaghi foi um dos que participou de diversos encontros do VoteNet Lagoon quando se buscava um bom diagnóstico para o cenário político e a maneira de ajudarmos a melhorar. Discutia-se os problemas e possíveis soluções que foram conduzindo à Especificação Funcional do App.
Trouxe a sugestão do “Nenhum Deles” que foi incorporado à 1ª Prévia (Intenção de Voto). No momento em que o eleitor tem os candidatos mostrados pelo App e decide pelo ND, significa que o problema volta para ele e para sua rede: Como encontrar bons candidatos?
José Matinha (In memoria): Como crescer uma rede de confiança que se conectaria pela confiança? Iniciamos, em 2016, no teste piloto, não limitar o número de convites. As pessoas não entenderam o propósito e foram convidando de forma desenfreada como se o mais importante fosse crescer a rede de qualquer forma. Aprendemos que a qualidade é mais importante que a quantidade. Decidiu-se limitar o número de convites por eleitor. Um disse que só poderia convidar dois ou três. Matinha sugeriu limitar a 10 convites. Poder-se-ia convidar até 10 que aceitassem o convite, criasse a conta e se cadastrasse. Outro trouxe um estudo que mostrava que o número ideal era de 7. Como 7 estava dentro dos 10, deixamos com o limite de 10.
Edmundo Barrios: O Edmundo contribuiu com boas sugestões como a busca por nome, na rede, bastando 3 letras, independente da grafia (acentos); a indicação de “preload” (indicando que o aplicativo fez uma requisição e está aguardando); a melhoria na 1a. Prévia (em progresso, de dar a opção de que o eleitor possa escolher seu candidato de preferência e não um dos apresentados a ele com base no Distrito e/ou Prioridade).
Antônio Taliberti : Mesmo sendo da 4a ou 5a. geração dos convites (um convidou outro que convidou…) foi o que mais se engajou, entendendo a importância do crescimento da rede, como o fundamento do VoteNet. Posteriormente, se aplicou a achar bons candidatos acionando sua rede de confiança e na interação com os candidatos.
Swift Yaguchi: No final de agosto de 2020, ingressou no grupo de WhatsApp de Campinas e no App VoteNet, funcionando como um catalisador, fazendo a rede de eleitores crescer, encontrar candidatos, interagir com eles, avaliá-los, etc. Tudo feito em um curto período de não mais de dois meses. O grupo de Campinas passou a ser uma referência. Cito alguns desses eleitores: Ione, Pedro, Rivaldo, Aline, Rocio, Arantes, Olympio e tantos outros.
VoteNet Lagoon: Eleitores que estiveram comprometidos com o avanço do VoteNet, dispostos a sair dos discursos para ações.
Conselho VoteNet: Grupo criado para trazer conselho, soluções e críticas.