O país pode tomar um novo e bom rumo nessas eleições municipais, se uma parcela de eleitores entenderem e melhorem a eficiência de seus votos para os vereadores de sua cidade.
Domingo, 6 de outubro de 2024, teremos o primeiro turno das eleições municipais. Nesta data, serão definidos os vereadores, em eleição proporcional, para todas as cidades.
Termos de Compromisso para Vereadores (*1)
Esses são os itens (*1) que estão sendo adotados pelo GRITA!
Compromisso #1 – Garantir e exigir a melhoria contínua da Transparência Municipal, tanto da Prefeitura quanto da Câmara;
Compromisso #2 – Fiscalizar os atos do Poder Executivo Municipal e dar publicidade às medidas adotadas e resultados, em especial, fiscalizar ativamente o cumprimento do Planejamento Estratégico Municipal (PPA, LDO, LOA e Plano Diretor);
Compromisso #3 – Servir ao bem geral da população e reduzir o custo do Legislativo e as despesas correntes do Município, bem como legislar para o bom desenvolvimento do Planejamento Estratégico Municipal para que sua cidade se torne cada vez melhor para se morar; e
Compromisso #4 – Acompanhar e cobrar do Executivo a implantação da ISO 18.091 (Gestão Municipal Sustentável).
Requerimentos a serem avaliados para um bom candidato a vereador (*2)
- INTEGRIDADE
- COMPETÊNCIAS, tais como Administração: Relacionamento Humano, Formação, Gestão e Trabalho em Equipe, Liderança (Influenciando e Desenvolvendo); Gerenciamento de Mudanças, Desempenho sob Pressão, Capacidade de Priorização; Comunicação
- RESULTADOS JÁ APRESENTADOS onde atuou
- HABILIDADES (Imaginação, Senso de Realidade e Poder de Análise)
- PROPOSTAS para o mandato
Votando e elegendo bons candidatos
Existem bons candidatos em praticamente todos os partidos, pois sem eles os partidos não teriam as cadeiras para ocupar. Então para votar e eleger bons candidatos, busque evitar esses 5 ERROS:
Os 5 ERROS DOS ELEITORES NAS ELEIÇÕES PARA VEREADORES
As informações são relativas às eleições para Vereadores de 2020, na cidade do Rio de Janeiro.
Verifique, que na sua cidade, muito provavelmente não será muito diferente.
#1 – VOTAR NA LEGENDA
Cerca de 4% dos eleitores optaram por votar na legenda.
Com isso, abriram mão de escolherem bons candidatos e delegaram essa tarefa aos partidos, que geralmente priorizam a velha política.
#2 – VOTAR EM BRANCO OU ANULAR O VOTO
Em média, 14% de eleitores votam em branco ou anulam seus votos. Esses poderiam eleger a maioria da câmara municipal, por exemplo.
#3 – SUPER VOTAÇÃO EM FAMOSOS
Os eleitores que optaram por votar em candidatos muito conhecidos, só ajudaram a eleger diversos outros, que conseguiram alcançar os 20% do quociente eleitoral, inclusive de partidos diferentes.
#4 – DEIXAR DE VOTAR POR DESCRENÇA
Em média, 33% dos eleitores não compareceram às urnas. Alguns por motivos justificáveis, mas uma grande parte por descrença nos políticos. No Rio de Janeiro, apenas 6% dos eleitores elegeram, nominalmente, a maioria da câmara em 2020. Imaginem quantos representantes os que não votam poderiam eleger?
#5 – ACHAR QUE BASTA VOTAR CERTO
E os 27% dos eleitores que votaram nos seus candidatos, mas não os elegeram. É uma realidade cruel, muitos até pesquisam bons nomes e se esforçam para votar certo! O problema é que esbarram na dispersão dos votos e com tantos candidatos, os votos são muito divididos e os melhores não conseguem se eleger.
CONCLUSÃO…
O resultado desses 5 erros é que levam em média 78% dos eleitores não elegerem ninguém. Ou seja: não são representados nas câmara municipais de suas cidades.
CONSULTE OS CANDIDATOS DE SUA CIDADE, chancelados por esta parceria (LINK)…
Observações:
(*1) Os três primeiros compromissos foram baseados em material do Observatório Social do Brasil – OSB . Esses itens estão também suportados pelo VoteNet .
(*2) Itens adotados pelo VoteNet , para a avaliação dos candidatos