Distrito Federal

O Distrito Federal tem 24 deputados distritais e 8 deputados federais.

Para os efeitos das Eleições Nacionais (deputados federais) dividimos o DF em 5 Distritos VoteNet, com o objetivo de que cada um desses distritos eleja pelo menos um deputado federal e de um a três deputados distritais. Com isto a bancada do DF na Câmara Federal terá uma maioria de representantes competentes e íntegros, bem como a Câmara Distrital do DF, dependendo da quantidade de eleitores dispostos a tal desafio.

Esses 5 distritos foram resultantes do grupamento das 33 Regiões Administrativas, conforme mapa a seguir. Este primeiro trabalho teve a colaboração do Oscar Nawa e pode ser vir a ser revisado, se necessário. Cada um desses distritos tem entre 370 a 500 mil eleitores.

O objetivo disto é ter-se o voto distrital, aproximando os eleitores de seus candidatos, reduzindo o custo de campanha e facilitando o acompanhamento do mandato, uma vez eleito. É, também, uma das maneiras que o VoteNet se utiliza para ajudar na concentração de votos e aumentar as chances de se eleger, melhorando a representatividade.

 

Observação: Se estiver usando smartphone, este conteúdo fica melhor se colocar seu aparelho na horizontal.

Os gráficos a seguir, mostrando a distribuição dos eleitores, ajuda na visualização da baixa representatividade; da dispersão de votos dos que não elegem nominalmente; dos que estão avessos a participar do processo eleitoral (brancos, nulos e abstenções) e da enorme oportunidade de melhorarmos os legislativos.

Deputados Distritais

 

Deputados Federais

 

Arquivo Excel para download:

Eleitores 2018 – Deputados Distritais e Federais

LOGIN